segunda-feira, 30 de julho de 2012


Acredite: pizza pode reduzir o risco de câncer

Por Karla Precioso 
Estudo afirma que comer pizza diminui risco de contrair câncer. Foto Ormuzd Alves.
Estudo afirma que comer pizza diminui risco de contrair câncer. Foto Ormuzd Alves.








Comer é mesmo bom demais, né? Então, que tal unir o ‘prazer da gula’ a benefícios para a saúde? Estudo garante que isso é possível! 
O Instituto Farmacológico de Milão, na Itália, acaba de divulgar uma pesquisa que associa a ingestão de pizza com a redução de risco de alguns tipos de câncer. O estudo foi divulgado pelo jornal La Reppublica e será publicado na revista International Journal of Câncer. A pesquisa foi feita com mais de oito mil italianos e os hábitos alimentares de 3.315 vítimas de tumor no aparelho digestivo e na garganta foram comparados com os de quase cinco mil pessoas que sofriam de outras doenças. Os resultados mostraram que quem come pizza uma ou várias vezes por semana tem 59% menos chance de adquirir câncer de esôfago do que quem não tem esse hábito. Além disso, o risco de se contrair tumor na boca e no cólon é 34% e 26% menor em quem consome pizza toda semana, respectivamente. No Brasil, o professor Franco Lajolo, titular do departamento de alimentos e nutrição experimental da FCF/USP e membro da comissão técnico científica de assessoramento em alimentos funcionais e novos alimentos da ANVISA, alerta para os cuidados que devem ser tomados. De acordo com suas informações,  a pesquisa faz sentido, pois um dos principais ingredientes da pizza é o molho de tomate, rico em licopeno, e o azeite de oliva. “O licopeno é uma substância que está sendo estudada e os primeiros resultados demonstram um importante papel na prevenção do desenvolvimento de alguns cânceres, como o de mama e de próstata e sua ação na prevenção de doenças cardiovasculares devido a seu alto poder antioxidante já foi bem descrita”, diz o pesquisador. Segundo Lajolo,o azeite, por conta da sua composição (rico em ácidos graxos monoinsaturados), também é comprovadamente benéfico para a diminuição de problemas cardiovasculares e para melhora o perfil de gordura do sangue.”Apesar de todos esses benefícios, a pizza também é rica em gordura por conta do queijo e dos recheios que são acrescentados.  Por isso, é preciso ficar atento, não levar a pesquisa à risca e usar e abusar dos alimentos realmente funcionais, capazes de produzir demonstrados efeitos metabólicos ou fisiológicos, úteis na manutenção da boa saúde física e mental”, alerta o pesquisador.
Está certo: tudo o que é em excesso faz mal. Então, comer pizza, sim, mas com moderação, claro. E não é que hoje é um dia mais que propício para isso? Toda segunda tem festival de Pizzas na Panificadora Bonsallito.
Venha Experimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário